LIDER COMUNITÁRIO:PARABÉNS




O líder comunitário, Antônio Casimiro da Silva foi homenageado na manhã desta quinta-feira, 22/12, pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com a entrega do título de Cidadania Aracajuana. De autoria do presidente da Casa Legislativa, Emmanuel Nascimento (PT), a homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados pelo líder comunitário ao povo de Aracaju. A solenidade aconteceu no plenário da CMA e contou com a presença de amigos, parentes e de líderes comunitários de vários bairros de Aracaju e das coordenadoras da EMEF sergio Francisco da Silva,Magna Santos(coord Geral) e Fabiana Araujo(coord Pedag) onde seu Casimiro foi um dos primeiros conselheiro escolar. Casimiro nascido na cidade sergipana de Muribeca, agradeceu aos vereadores e ao povo de Aracaju pela homenagem.“Nesse dia me sinto muito feliz com essa homenagem. Nesses trinta anos sou muito feliz por poder ter ajudado as pessoas. Esse dia vai ficar guardado para sempre na minha vida. Agradeço ao vereador Emmanuel e aos outros vereadores de Aracaju, por esta homenagem, que compartilho como todos os amigos presentes e aqueles que não puderam comparecer. Fico muito feliz em estar hoje nesta Casa sendo reconhecido pelo meu humilde trabalho. Façamos a cada dia do novo ano, dias de festa”, discursou o homenageado.

Escola do Lamarão será contemplada com o programa ‘Um computador por aluno'


O Secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior, realizou nessa quinta-feira, 3, uma visita especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, com o objetivo de diagnosticar problemas e traçar ações conjuntas para melhorar a qualidade do ensino e a prestação de serviços. Essa visita atendeu a uma solicitação dos professores e antecipou a inclusão da unidade escolar no programa do governo federal ‘Um computador por aluno', que utiliza computadores portáteis como ferramenta de ensino.
"Vamos oferecer infraestrutura para acesso à internet e capacitar os profissionais da educação no uso dessa nova tecnologia. A experiência pioneira na Emef Maria Thétis Nunes tem sido de sucesso e queremos dar outro salto na qualidade do ensino,
ampliando esse programa que passará a contemplar mais de nove mil estudantes da rede municipal. Somado a isso, uma equipe estruturada vai capacitar os educadores para utilizarem bem essas ferramentas", comemorou o secretário de Educação sobre a possibilidade de contemplar mais sete escolas com o programa.

Diagnósticos

Na ocasião, professores e comunidade escolar tiveram a oportunidade de dialogar com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre dificuldades e anseios. "O principal objetivo do encontro foi conhecer a realidade da escola, compartilhando com a comunidade escolar dificuldades e soluções. Não é possível criar um ensino de qualidade sem atender as expectativas de professores, pais e alunos. É preciso caminhar em sintonia com esses atores sociais", disse o secretário Bittencourt Júnior.

Acompanhando a visita, a Assessoria Técnica e de Engenharia da Semed aproveitou o ensejo para realizar algumas vistorias e tranquilizar pais e funcionários sobre alguns reparos. "Já sinalizamos a necessidade de alguns reparos na quadra de esportes e nas janelas da biblioteca, além da instalação de toldos. Nesta sexta-feira, 4, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) fará os devidos reparos no prédio que foi recém-reformado. Nossa preocupação é garantir estruturas com alto padrão de qualidade", garantiu Ruskaja Sandrin, engenheira da secretaria.

Propostas

No encontro, calendário escolar e propostas pedagógicas para o ano de 2012 também foram pautas de discussão. A novidade será a disponibilização de tecnologias digitais que vai possibilitar a informatização das matrículas dos alunos e diários de notas. Para a coordenadora geral da Emef Sérgio Francisco da Silva, esse encontro superou as expectativas. "A vinda do secretário com os técnicos da Semed nos traz tranquilidade e certeza de compromisso. Esclarecemos nossas dúvidas e nos inteiramos das ações na área da educação", comentou.

PISO SALARIAL

3 ANOS DE APROVAÇÃO DA LEI DO PISO SALARIAL

e
3 ANOS QUE O PREFEITO EDVALDO NÃO PAGA O PISO


No dia Nacional de luta pela implementação do Piso Salarial na carreira do magistério, o SINDIPEMA realizou ato público no calçadão da Rua João Pessoa. A manifestação dos professores integra a Jornada Nacional de Luta proposta pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, pelo Piso, carreira e PNE – Plano Nacional de Educação e o calendário de luta especifica da categoria, em greve desde o dia 13 de junho para exigir do Prefeito o cumprimento da Lei 11.738/08.
Para os professores municipais, o ato representou a indignação da categoria diante do descaso do governo municipal que, há três anos, não cumpre a Lei do Piso. E o protesto diante da posição do Prefeito Edvaldo Nogueira que se nega a negociar a aplicação do reajuste do Piso à carreira do magistério e opta pela via autoritária do pedido de ilegalidade de um movimento cuja reivindicação maior é o cumprimento de uma lei.
O SINDIPEMA expôs para a população (através de fotos) a situação precária da estrutura física de algumas escolas municipais, mostrando mais um aspecto da falta de compromisso do governo municipal com a oferta de uma educação pública de qualidade.
Durante o ato, os professores distribuíram bolo à população simbolizando os três anos de aprovação da Lei Nacional do Piso e os três anos que o Prefeito não cumpre a Lei.
O magistério continua firme na luta pela implementação do Piso de forma integral na carreira.





















GREVE


PROFESSORES  NO MOVIMENTO
 PELA IMPLANTAÇÃO DO PISO

FOI   DEFLAGRADA  UMA GREVE
 NA REDE  MUNICIPAL DE ARACAJU.
TODOS OS DOCENTES SÃO  CONSCIENTE
DE  QUE JUNTOS SOMOS FORTES.

CONCURSO DE RECICLAGEM

    Inserido na programação da Semana do Meio Ambiente, a empresa Torre, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou na tarde desta quinta-feira, 9, o concurso infantil para criação de objetos com material reciclável denominado ‘Quem curte a natureza planta essa ideia'. O evento aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no Lamarão.
   Idealizado para incentivar e despertar a criatividade por meio do reaproveitamento de materiais como vidro, plástico, metal e papéis, o concurso também irá promover a educação ambiental, conscientizando os alunos sobre a importância da reciclagem para a proteção do meio ambiente.
    Consciência ambiental

    De acordo com o secretário municipal da Educação, Antônio Bittencourt Júnior, é motivo de honra para todos que atuam na rede municipal de ensino poder firmar parceria com a Emsurb e a Torre, no sentido de dinamizar ações do concurso. "Temos mais um importante elemento capaz de estimular a conscientização dos estudantes, professores, coordenadores escolares e pais de alunos. Além disso, temos em vista explorar a capacidade didática dos participantes, dando espaço para o surgimento de novos talentos", declarou Bittencourt.
   Em se tratando de capacidade didática, a aluna da 5ª série, Tamires de Paula não hesita em demonstrar seus conhecimentos quando o assunto em discussão é preservação ambiental. "Os conceitos de aterro sanitário e compostagem me fizeram zelar mais pelo meio onde vivo, de forma a adaptar ao meu cotidiano a prática da reutilização de materiais", declarou a adolescente, ao frisar, sem modéstia, que tem grandes chances de conquistar boa colocação no concurso.
   Dando total apoio à estudante, a coordenadora geral da Emef. Sérgio Francisco da Silva, Maria Magna Araújo, reconhece a responsabilidade dos gestores escolares frente ao desafio de educar com consciência. "Quando visualizamos o resultado da obra de reforma realizada nesta unidade de ensino, nos felicitamos com a extensão da grama colocada em alguns dos seus espaços. A iniciativa desencadeou uma série de atividades educativas que serviram para manter em boas condições o ambiente escolar", explicou.







I FÓRUM- REGIMENTO ESCOLAR

Inscrição:Profª Maria José Guimarães(Diretora da DENSI/SEMED)

Inscrição:Profº Hélio Rodrigues9Presidente do Conselho Escolar)

Abertura : profª Fabiana Araujo(Coord Pedagógica)

Palestrante: Profº Adelmo Meneses(Presidente do CONMEA_Conselho Municipal de Educação)

Participação: Pofessores de todos os segmentos

Apresentação artistíca : Mercia - moradora da comunidade



No dia 26 de fevereiro de 2011, foi realizado nas dependências da Emef Sergio Francisco da Silva, o I Fórum Escolar tendo como objetivo discutir com todos os segmentos da comunidade interna e externa - o Regimento- documento mais importante da Unidade, visto que é ele que regula todos os direitos e deveres de todos.Este evento teve inicio às 09h  e o encerramento foi às 17h.

CARNAVAL NO SERGIO...




No dia 04/03/2011 realizamos o Carnaval do Sergio Francisco. Nossos alunos e professores aproveitaram bastante a festa.Contamos com um grupo de pagode do professor Muriclaudio....foi muita folia.e FICOU EVIDENTE QUE OS NOSSOS PROFESSORES FORAM QUEM MAIS SAMBARAM.